Apresentação

A iniciativa para esta associação surgiu do Professor Teun A. van Dijk, tendo sido então formado um pequeno grupo de trabalho para iniciar o processo. Neste momento, a Associação de Estudos sobre Discurso e Sociedade, EDiSo, já está registada.

A Associação tem como objetivo fomentar o intercâmbio científico e a colaboração interdisciplinar entre investigadores/as e entre grupos de investigação nacionais e internacionais que estudam o discurso, a partir de perspetivas distintas e com enfoques, metodologias e objetivos distintos.

Trata-se de fomentar a circulação de informação e a difusão do nosso trabalho, romper o isolamento, facilitar a formação, a colaboração e o exercício profissional dos Estudos do Discurso, com especial ênfase nos setores mais jovens. Em relação à sociedade, queremos contribuir para gerar discurso e debate público que promova a tomada de consciência sobre as relações entre o discurso, a linguagem e a sociedade.

O âmbito da associação é a Península Ibérica e, no que respeita a comunicação interna, sustentamo-nos no princípio da intercompreensão, segundo o qual a pessoa se exprime na língua que considerará mais adequada a cada momento.

A Associação tem vindo também a desenhar-se numa estrutura dinâmica e participativa, para que todo/as possam encontrar um lugar, dependendo da sua disponibilidade e iniciativa. De momento já foram colocadas em marcha algumas comissões de trabalho, a que qualquer associado/a se poderá agregar.

Como vedes, apesar de ainda no início do projeto, já começámos a funcionar com o entusiamo que vos queremos transmitir para que vos animeis a serem sócio/as da EDiSo. As quotas anuais de inscrição são de 30, 20 ou 10 euros anuais. Qualquer um destes valores garante de forma exatamente igual a afiliação na Associação, e inclui os mesmo direitos e obrigações. As quotas foram ajustadas consoante situações distintas, pelo que cada sócio/a poderá selecionar livremente o montante que pensa que melhor se ajustará às suas capacidades e à sua situação. Numa próxima renovação anual, será sempre possível alterar para qualquer valor de quota vigente nesse momento.

Na sua segunda reunião fundadora, a Comissão Promotora decidiu nomear Teun A. van Dijk como primeiro Sócio Honorário da Associação, um reconhecimento já contemplado nos Estatutos.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn

Por favor, haz login o regístrate en la web para poder publicar comentarios y participar más activamente. Después, refresca o vuelve a esta página. ¡Gracias!