Painel Temático 10

Imprimir

Gonzalez, Carolina Gonçalves - Análise de discurso das representações das identidades de gênero e sexuais nos currículos oficiais da educação no Brasil

. Publicado en Painel Temático 10

Autoria Gonzalez, Carolina Gonçalves  (Universidade de Brasília)
Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Título Análise de discurso das representações das identidades de gênero e sexuais nos currículos oficiais da educação no Brasil
Sessão PT10. Análisis crítico del discurso en educación

Resumo

A educação pública e particular no Brasil segue uma série de normativas jurídicas implementadas em várias esferas de poder, como o Federal e dos Estados. Essas normas trazem, entre outros, as diretrizes e bases que auxiliam o trabalho docente e uniformizam, de alguma forma, o trabalho que é desenvolvido nas escolas. Assim sendo, as normas que regulam a educação no Brasil trazem em seu escopo quais as preocupações do ponto de vista da formação que se pretende desenvolver no país.

Proponho, com este trabalho, verificar se ocorre o apagamento de identidades que fogem à heteronormatividade discursivamente. Ao analisar o discurso contido nas normas que regem a educação no Brasil, pretendo verificar quais as preocupações concernentes ao ensino pautado por questões de gênero e sexualidade para verificar se a escola funciona ou não como ambiente de reprodução de habitus incorporados pela sociedade e se há abertura para a busca de caminhos para a superação destes habitus.

Incluí na minha pesquisa de mestrado a análise documental que se mostrou um fértil e rico instrumento de análise de dados, que possibilitou a abertura para mais uma voz a ser representada na pesquisa. No caso de uma pesquisa de doutorado, e dada a complexidade do tema que eu escolhi para trabalhar, pretendo pesquisar e fazer uma análise dos materiais produzidos pelo governo (nas suas mais diversas esferas, mas em especial o Governo Distrital e o Governo Federal) para auxiliar professores e professoras em processo de formação a trabalhar em sala de aula com diversidade de gênero. A análise documental é amplamente explorada pela Análise de Discurso Crítica (Fairclough, 1995; 2003) devido ao caráter hegemônico das representações discursivas que contém. Serão apresentados fragmentos de dois marcos legais na educação brasileira para análise: o Plano Nacional de Educação (decenio 2010-2020) e os pressupostos teóricos do currículo em Movimento do Distrito Federal. Ao apresentar estes documentos pretendo analisar quais as orientações do governo quanto ao trabalho com diversidade sexual e de gênero, tendo em vista o conceito de reprodução e o impacto das estruturas nos modos de pensar, agir e representar dos atores sociais.