Imprimir

Assis, André William Alves de - Enunciados destacados na mídia: a propósito da circulação de falas no espaço público

. Publicado en Posters

Autoria Assis, André William Alves de  (Universidade Federal de Minas Gerais)
Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.
Título Enunciados destacados na mídia: a propósito da circulação de falas no espaço público
Sessão PO. Posters

Resumo

No cenário atual brasileiro, política e mídia têm se imbricado cada vez mais nos processos eleitorais. A mídia, por meio de uma sofisticada maquinaria discursiva, enfrenta coerções impostas por seu público-leitor, por seus anunciantes, e é pressionada por limitações de espaços gráficos e pela agilidade exigida na (re)produção dos acontecimentos das campanhas eleitorais; a política, ao operar um discurso de ideias, pontos de vista e poder, por meio de seus atores, propõe, reivindica e denuncia, obedecendo sempre a uma lógica que produz efeitos de verdade. Nesse cenário, levantamos a hipótese de que em notícias impressas e online ocorre um número notável de retomadas de enunciados que foram destacados de um texto-fonte. Como objetivo geral propomos analisar o funcionamento da retomada de enunciados veiculados por notícias da mídia impressa e online, a partir do confronto entre: a) os debates televisivos entre dois candidatos presidenciais, veiculados por emissoras brasileiras durante as eleições para presidência do Brasil em 2014; b) notícias de jornais impressos e jornais online sobre os referidos debates, publicadas no dia seguinte aos debates por veículos nioticiosos de grande circulação no Brasil. Metodologicamente, executamos as transcrições dos debates, o que constitui nosso texto-fonte, momento em que os enunciados podem ser sobreasseverados pelos atores políticos. Selecionamos as notícias impressas e notícias online veiculadas no dia seguinte aos debates televisionados e levantamos nessas notícias as ocorrências das retomadas das sobreasseverações em forma de aforizações e citações. Esse movimento nos permite observar características diferenciadas de sobreasseverações, aforizações e citações, além das estratégias impostas pelos recortes, os sentidos e posicionamentos postos em circulação pelos veículos de informação. Nesse percurso, reunimos antigas e novas problemáticas em Análise do Discurso, como o discurso relatado, o silenciamento, as sobreasseverações, as aforizações, pequenas frases, ethos e cenas da enunciação.

Submit to DeliciousSubmit to DiggSubmit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to StumbleuponSubmit to TechnoratiSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn